Total de visualizações de página

Páginas

sábado, 30 de novembro de 2013

DICAS IMPORTANTE NA COZINHA COMO ESPANTAR BARATAS E FORMIGAS..

INSETOS: 1. Depois de limpar os armários da cozinha, distribua algumas folhas de louro dentro deles. Assim, você evita o aparecimento de baratas. 2. Se você notou que seu armário tem baratas, coloque dentro um pires com três dentes de alho amassados com um pouco de sal. 3. Para espantar formigas da cozinha, espalhe sal ou talco nos cantos onde elas aparecem. Você pode usar também cascas de pepino. 4. Você impedirá o aparecimento de formigas no açúcar colocando pedacinhos de casca de limão nos depósitos ou açucareiro. 5. Coloque um vidrinho com álcool, bem tampado, no recipiente em que você guarda o açúcar. Assim, você evita o aparecimento de formigas. 6. Para acabar com as formigas da cozinha, coloque pó de café usado nos lugares em que elas costumam aparecer.

DICAS IMPORTANTES NA COZINHA ..COMO PREPARAR UMA CARNE GOSTOSA

CARNES: 1. Para que um assado fique dourado, pincele com molho de soja antes de levar ao forno. 2. Quando você for fazer bolinhos de carnes e não tiver ovos, substitua por batata cozida amassada. Cada ovo deve ser substituído por uma batata. 3. Para maior garantia ao comprar carne moída, não compre a que já estiver no balcão. Mande moer a carne na hora. 4. Nunca compre carne em açougue que tenha luz vermelha, pois com essa luz você não poderá perceber se a carne é fresca ou não. 5. Os bifes não ficarão duros nem formarão água se você não temperá-los com vinagre ou limão. 6. Para dar uma cor dourada aos bifes, coloque na hora da fritura uma colher de sobremesa de massa de tomate. 7. Quando você fizer um assado, coloque junto no forno uma vasilha refratária cheia de água para evitar que a carne resseque. 8. Os bifes douram mais rápido se você colocar uma pitada de açúcar no óleo de fritura. 9. Para tirar o cheiro e a cor escura de carnes, principalmente congeladas, é só deixar de molho no suco de limão antes de preparar. 10. O bife à milanesa ficará mais gostoso se você misturar a farinha de rosca com um pouco de manjericão picado e alguns dentes de alho, picados e amassados. 11. O bife ficará mais macio se você juntar ao tempero um pouco de óleo. 12. Deixe a carne assada ou o rosbife descansando por quinze minutos sobre uma tábua, após o cozimento. Isso facilita o corte e diminui a perda de suco. 13. Antes de fazer churrasco, deixe a carne por algum tempo num molho com sal grosso, Coca-Cola e caldo de laranja e de limão. O churrasco ficará mais macio e gostoso. 14. Na hora de fazer churrasco, em vez de usar gravetos ou jornais, embeba um pãozinho em álcool, coloque o carvão por cima e acenda o fogo. 15. Ao preparar bifes à milanesa, tempere a carne, passe na farinha de trigo, depois em claras batidas e na farinha de rosca. A clara não deixa o óleo espumar.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Dicas Culinarias de Feijão

FEIJÃO:
1. O feijão cozinhará em menos tempo se você der uma primeira fervura por cinco minutos, depois escorrer e deixar cozinhar em nova água. 2. Se o feijão ficou muito salgado, adicione algumas folhas de couve. A couve absorverá o excesso de sal e dará um ótimo sabor ao feijão.
3. Para que o feijão fique mais saboroso e com o caldo mais grosso, depois de cozido retire uma concha e amasse bem os grãos. Recoloque na panela e leve de volta ao fogo por mais 15 minutos, destampado. 4. O feijão fica mais macio se você colocar algumas gotas de azeite enquanto ele estiver cozinhando.
5. Coloque o feijão de molho em água quente por 30 minutos antes do cozimento. Assim, ele cozinha mais rápido. 6. Para tirar o cheiro de queimado do feijão, umedeça um pano e coloque na panela como se fosse uma tampa. Quando o feijão ferver, o cheiro ficará retido no pano. 7. Coloque no feijão de molho, de véspera, uma colherinha de fermento em pó. Ele ficará mais macio.
8. Para a casca do feijão não entupir a válvula da panela de pressão, acrescente na água um pouco de óleo. 9. Para preparar um tutu de feijão bem homogêneo, sem os caroços da farinha de mandioca, faça, à parte, uma pasta não muito líquida da farinha com água. Depois, vá misturando ao feijão, já passado no liquidificador. 10. Para engrossar feijão aguado, acrescente uma mistura de água com maisena.

DICAS DE CREME DE LEITE

CREME DE LEITE:
1. Para conservar por alguns dias o creme de leite, depois de aberto, despeje o conteúdo da lata num vidro com tampa de plástico, limpo e enxuto, e coloque na geladeira. 2. Para evitar que o creme de leite talhe ao ser colocado num molho quente, não deixe que ele ferva. 3. Se você precisar de creme de leite azedo para alguma receita, coloque duas colheres de chá de suco de limão em cada xícara de creme de leite fresco. Ou então, em lugar do limão, você pode usar meia colher de sopa de vinagre para a mesma medida de creme de leite. 4. Você poderá substituir o creme de leite por requeijão cremoso (de copo) para fazer o seu stroganoff. Assim, o prato ficará mais gostoso e não tão doce. 5. Se você misturar o creme de leite com duas claras batidas em neve e uma pitada de sal, ele renderá muito mais. 6. O purê de batatas ficará mais saboroso se você substituir o leite pelo creme de leite.

DICAS CULINÁRIAS DE ABACATE

ABACATE:
1. Quando você cortar o abacate e usar apenas uma de suas partes, coloque um pouco de farinha de rosca na superfície da outra parte para ela não escurecer. 2 Para o abacate cortado não escurecer, passe uma camada fina de manteiga na superfície da parte cortada. 3 O creme de abacate não escurece se você colocar dentro da vasilha o próprio caroço do abacate, ou uma colher de aço inoxidável, e guardar na geladeira.

domingo, 24 de novembro de 2013

MINHAS QUERIDAS TODOS OS DIAS ESTAREI POSTANDO MAIS DICAS CULINARIAS PARA VOCES UM ABRAÇO A TODAS QUE ACOMPANHAM
O MEU BLOG BEIJINHOSSSSSSSSS

DICAS DE CULINARIAS DE COMO TIRAR O SAL DO BACALHAU

Bacalhau: 1. Para tirar o excesso de sal do bacalhau, ferva - o com uma colher de sobremesa de farinha de trigo. A farinha absorverá todo o sal . 2. Para o baca lhau ficar maior e mais gostoso, tire todo o sal e depois o coloque de molho em leite . 3. Para tirar o excesso de sal do bacalhau com facilidade, deixe - o de molho, numa panela com água, durante quarenta e oito horas. Vá trocando sempre a água da panela, para que o sal que se desprende do bacalhau seja eliminado. Tire o excesso de sal do bacalhau acrescentando na água de molho um pouco de farinha de mandioca . 4. Deixe de um dia para o outro. A farinha absorverá o sal, deixando o bacalhau no ponto para fazer qualq uer prato . 5. Para tirar o excesso de sal do bacalhau, coloque na água de molho duas colheres de sopa de açúcar

DICAS CULINARIAS DE ALFACE

Alface : 1. Para conservar a alface sempre fresquinha, lave bem as folhas e enxugue. Depois, coloque numa vasilha hermeticamente fechada e guarde na gel adeira . 2. Para enxugar a alface com facilidade, coloque as folhas lavadas num pano poroso (como fralda de bebê), junte as pontas, fazendo uma trouxinha, depois sacuda até sair toda a água . 3. Você pode aproveitar as folhas de alface que não estão com boa aparên cia para fazer sopas ou recheios, misturando com outras verduras . 4. As folhas de alface quando cortadas com faca perdem muito seu valor nutritivo. Deixe sempre as folhas inteiras ou rasgue com as mãos . 5. Procure colocar o sal na alface um pouco antes dá refeiç ão, pois o sal faz com que as folhas murchem rapidamente . 6. As folhas de alface são ótimas para retirar o excesso de gordura dos alimentos

DICAS CULINARIAS DE ALHO

Alho: 1. Coloque os dentes de alho descascados dentro de um vidro com óleo de cozinha. Assim, eles não ficam ressecados e o óleo pode ser usado depois como molho para saladas . 2. Para facilitar o seu trabalho, amasse os dentes de alho com sal e guarde num pote bem fechado, na geladeira. Assim, quando você precisar ele já estará pronto . 3. Deixe os dentes de alho de molho em água durante dez minutos antes de usar. As casquinhas se soltarão facilmente e você não ficará com cheiro de alho nas mãos .

Dicas culinárias de Arroz

Arroz: 1. Lave o arroz e refogue. Coloque água fervente e deixe ferver por cinco minutos. Desligue o fogo, enrole a panela com folhas de jornal e em seguida amarre com uma toalha. Deixe a panela assim durante quinze minutos. Ao abrir, o arroz estará cozido e quente . 2. Se você esquecer - se de colocar sal no arroz e ele já estiver cozido, misture a quantidade de sal para aquela porção em um cop o de água e jogue por cima do arroz. Leve a panela de volta ao fogo até secar . 3. Para saber se a água do arroz que está cozinhando já secou, basta apagar o fogo, molhar o dedo e bater no lado de fora da panela, como se faz com o ferro de passar roupa. Se a p anela estalar, significa que a água já secou - se não estalar, o arroz ainda tem água . 4. Você pode preparar uma porção de arroz para vários dias, refogando o com bastante óleo, alho amassado e sal, até soltar da panela. Depois, guarde o arroz na geladeira nu m recipiente de plástico ou de vidro tampado. Retire da geladeira só a quantidade que você vai usar e cozinhe normalmente . 5. Depois que o arroz estiver pronto, faça um furo com um garfo e coloque dentro uma colher de sopa de vinagre. Abaixe o fogo e deixe co zinhar por mais dois minutos. O arroz ficará mais soltinho . 6. Coloque o arroz amanhecido numa panela com um pouco de água, mexa, tampe e leve ao fogo baixo. Depois de alguns minutos ele ficará soltinho e saboroso como o arroz feito no dia . 7. Se o arroz queimar , coloque imediatamente a panela ainda quente e com vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparecerá. Tire o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou . 8. Para um rápido cozimento, faça o arroz na panela de pressão. Quando a panela começar a chiar, deixe no fogo por dois minutos. Espere esfriar um pouco para abrir . 9. Se você pôs muito óleo para refogar o arroz, coloque a água para cozinhar junto com algumas folhas de alface por cima. As folhas de alface abso rverão o excesso de óleo . 10. Para esquentar o arroz já cozido, basta colocá - lo num escorredor de macarrão e levar ao fogo dentro de uma panela com três ou quatro dedos de água. Deixe a água da panela ferver durante alguns minutos para que o arroz fique quente e soltinho . 11. Você pode também colocar a panela de arroz queimado, destampada, em cima de uma toalha molhada. O cheiro e o gosto de queimado desaparecerão . 12. Para desgrudar restos de arroz do fundo da panela, coloque um pouco de água e vinagre e deixe ferver. O arroz sairá facilmente . 13. Para tirar o excesso de umidade do arroz guardado em lata, é só colocar uma fatia de pão seco dentro. O pão deixa o arroz seco e soltinho . 14. O cheiro e o gosto de queimado sairão facilmente se você enfiar no arroz uma cebola cortad a ao meio . 15. Para tirar o cheiro do arroz queimado, basta colocar algumas fatias de pão de fôrma por cima e tampar a panela por alguns minutos . 16. Você pode tirar o gosto do arroz queimado se puser um pouco do arroz da panela em cima da pia e em seguida colocar a panela do arroz em cima do arroz tirado. Deixando assim por cinco minutos, o gosto de queimado sairá facilmente . 17. Você pode dar um sabor muito especial ao risoto se colocar um pouco de cravo - da - índia no tempero . 18. Cozinhe o arroz sempre com a panela tampad a. Assim ele não perde nem o sabor nem A Conscistencia

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

1° DICA CULINARIAS- DICAS DE CAFÉ

VOCE PODE UTILIZAR O PÓ DE CAFÉ UTILIZADO PARA LAVAR GALHETEIROS VIDROS DE AZEITE É MUITO BOM PARA LAVAR E CLAREAR PIAS BRANCAS E CHÃO DE COSINHA DEPOIS DA FAXINA ESFREGUE O PÓ DE CAFÉ USADO EM SUAS MÃOS ELAS FICARÃO CLARAS E MACIAS O PÓ DE CAFÉ FICARA COMO SE FOSSE MOIDO NA HORA SE VOCE O GUARDA NUM RECEPIENTE FEXADO DENTRO DA GELADEIRA. DEPOIS DE FASER O CAFÉ USE O PÓ PARA DESENTUPIR PIA OU TAMBEM COLOQUE NO ARMARIO PARA ESPANTAR FORMIGAS PARA DAR UM SABOR DIFERENTE NO CAFÉ MISTURE NO PÓ UMA COLHER DE CHÁ DE CHOCOLATE ANTES DE POR AGUA.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Será Que É Difícil Ser Elegante?

Queridas, gostaria de começar essas linhas com um pedido: busque na sua memória um exemplo do seu convívio de uma mulher verdadeiramente elegante. Achou? Hum difícil, porque está cada vez mais raro encontrar a beleza no comportamento e nos detalhes. Encontramos com facilidade mulheres com corpos esculturais, bem vestidas, maquiadas e penteadas, tudo impecável, até que você fique um pouquinho mais próximo e encontre pequenas atitudes que comprometem todo investimento que ela fez. É normal as pessoas associarem a beleza e a elegância somente a aparência exterior, por isso vão as lojas, mas é claro que isto não está a venda.
Vamos então falar de algumas pequenas escolhas que fazemos desde a primeira hora da manhã até a hora de deitar, nas mais diversas ocasiões e que podem te tornar uma linda mulher. * Cumprimente a todos e acrescente um sorriso, é tão elegante sorrir, portanto não economize! *Não deixe de usar as palavras mágicas, ensinamos tanto para as crianças… E quantos adultos não praticam mais? Por exemplo: por favor, com licença, obrigado, bom dia, boa noite… *Reconheça as qualidades das pessoas através de um elogio sincero, isso acolhe e incentiva a cada dia melhorar. *Passe longe das fofocas, picuinhas e assuntos que não lhe dizem respeito. Se alguém lhe trouxer uma “novidade” fresquinha da sua colega de trabalho mude educadamente de assunto. *A discrição não está ultrapassada, então chegue suavemente nos lugares, fale com um tom de voz agradável e evite gesticular demais. *Escute mais e fale menos; respeite a opinião alheia mesmo que seja o oposto da sua; não existe vencedor em uma discussão. * Evite assuntos íntimos e constrangedores, pois que prazer você teria em ver uma pessoa se sentir mal? *Oferecer carinho desobrigado, independente de datas especiais é muito elegante! * Ser pontual, cumprir com o que você prometeu e se não vai a um compromisso desmarque e não deixe ninguém esperando por você.
Há coisas que é Deus quem faz por nós, há outras, que são as pessoas que estão conosco, mas grande parte do nosso crescimento é responsabilidade nossa. Ou seja, se você não investir e cuidar de si mesma, ninguém mais o fará. Não basta ser mulher, há bilhões de nós por aí, seja uma mulher que inspire confiança e que se tenha prazer em estar perto. Essas mulheres são raras, como uma fina jóia cristiane cardoso http://www.cristianecardoso.com/

DEBORA MULHER QUE AMAVA A DEUS E OBEDECIA A SUA PALAVRA

"Louvai ao Senhor pela vingança de Israel, quando o povo se ofereceu voluntariamente." (Juí 5:2) (Grifo meu) "E tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai, e serve-O com um coração perfeito e com uma alma voluntária." (1Cr 28:9) (Grifo meu) "Torna a dar-me a alegria da Tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário." (Sal 51:12) (Grifo meu) Introdução Se fizermos uma emocionante viagem devocional pela Bíblia Sagrada, encontraremos numerosas histórias de mulheres de fé, de mulheres que amaram ao Senhor e de mulheres que, voluntariamente, O serviram. Débora, mulher de Lapidote, foi uma dessas mulheres que amavam a Deus, obedeciam à Sua Palavra e seguiam as orientações do Senhor em suas vidas. Quando Deus nos apresenta Débora, Ele se refere a ela como "mulher de Lapidote". Ela, com certeza, era uma esposa fiel, dedicada e prestativa o que a tornava "mais valiosa que finas jóias" (Pro 31:10). Ela tinha um marido com quem compartilhava a sua vida. Irmã, você, assim como Débora, é uma esposa que honra o seu marido? Você é uma esposa fiel, dedicada e ajudadora? Mesmo ele não sendo crente, nem muito bom para você? Alguém disse certa vez:"Deus não honra os que são infiéis em seu campo de ação." Você quer ser como Débora, uma mulher poderosa usada por Deus, a quem foi confiada a responsabilidade de liderança, e totalmente dedicada ao serviço do reino de Deus, ajudando, respeitando, amando o seu marido e sendo submissa a ele? Esposa Fiel Que Honra A Deus Então dê o primeiro passo sendo fiel como esposa, pois agindo assim, Deus será honrado. Se a Bíblia nos diz que Débora era a esposa de Lapidote, isto significa que ela, apesar de ser uma líder, era principalmente uma esposa dedicada e submissa a seu marido. Deus sempre chama para servi-Lo pessoas que estão ocupadas e que têm condições de fazer o trabalho que ele deseja. Débora era ocupada mas Deus a chamou para servi-Lo. Ela que já tinha suas obrigações de dona de casa não hesitou em ouvir o chamado do Senhor e servi-Lo de todo o coração. Ela era uma mulher que sabia como ser liderada por Deus. Ela não só ouvia como fazia o que o Senhor mandava. Irmã, você pode "honrar ao Senhor com a mesma disposição de Débora, ouvindo a Deus, e também desenvolvendo habilidades semelhantes para ouvi-Lo, à medida que você estuda a Bíblia e se sintoniza com a ação dEle à sua volta." Para voluntariamente servirmos ao Senhor, temos então que ser não apenas leitoras assíduas da Sua Palavra mas cumpridoras e também mulheres de oração. Temos que desejar de todo o coração servirmos ao Senhor da mesma maneira que Débora serviu: com fé, confiança e valentia sabendo que o Senhor está ao nosso lado encorajando, capacitando e dando força. Chamada Para Ser Juíza Débora foi chamada pelo Senhor para ser juíza em Israel. A Bíblia em Juízes 4:5 nos diz o seguinte: "... e os filhos de Israel subiam a ela a juízo." Toda a nação a reconhecia como líder e, enquanto julgava os problemas espirituais e materiais do povo, ela também os instruía nas coisas de Deus. E tudo isto ela fazia porque amava o Senhor e O obedecia e servia de todo o coração. *E você, irmã, será que voluntariamente está instruindo as pessoas nas coisas do Senhor? *Será que no dia do evangelismo da sua igreja, você está ali firme, com um grande peso no coração pelas almas perdidas, dando graças a Deus pelo privilégio de poder falar do Seu grande amor por nós, enviando o Seu Filho unigênito para morrer por mim e por você e nos dar vida eterna ao Seu lado? *Ou estamos fugindo desta responsabilidade, que é nossa, de falarmos do plano de salvação àquelas pessoas que estão caminhando para o inferno? A sabedoria e a Palavra de Deus necessitam ser proclamadas, e você pode compartilhá-las com as pessoas que dela necessitam. Siga os passos de Débora! Irmãs, assim como Débora, sejamos um instrumento nas mãos do Senhor e, corajosamente, nos voluntariemos para aquilo que Deus nos confiou. William Wordsworth disse o seguinte: "A sabedoria geralmente está mais perto quando nos curvamos, e não quando elevamos a cabeça." Foi exatamente isto que aconteceu com Débora. Ela foi uma juíza que não buscou a posição de juíza. Foi Deus que a colocou nesta posição e ela a aceitou com muita humildade. Ela realmente viveu o provérbio que diz: "Para subir é preciso descer." O caminho para ser grande no reino de Deus é o caminho da humildade. Então, irmãs, se queremos, voluntariamente, servir ao Senhor, sejamos submissas e cinjamo-nos de humildade, como diz a Bíblia em 1Pe 5:5. Deus nos dá dom ou dons e Ele quer que nós os usemos única e exclusivamente para a honra e a glória dEle. Ele nos abre a porta e só cabe a nós trabalharmos naquilo que Ele colocou diante de nós. Apocalipse 3:8 nos diz: "Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar." Existe nada mais maravilhoso do que o próprio Deus colocar diante de nós uma porta aberta? Só cabe a nós entrarmos por ela e usufruirmos das bênçãos que o nosso Pai tem preparado para nós. Não almejemos trabalhar para o Senhor somente naquilo que nos põe em destaque, em evidência diante de todos. Trabalhemos naquilo que Ele colocar diante de nós e façamos este trabalho da melhor maneira possível e com alegria. Qualquer trabalho que façamos para o nosso Deus deve ser encarado como um privilégio. Por isso dê o seu melhor, invista seu tempo e sirva com alegria de coração. A Profetisa Débora Débora, uma mulher temente ao Senhor, uma mulher segundo o coração de Deus e bela a Seus olhos, além de esposa modelo e de juíza usada por Deus, era também uma profetiza. A profetiza Débora era a mediadora entre Deus e o Seu povo, a porta-voz da Sua Palavra. E você, irmã, é, assim como Débora, porta-voz da Palavra de Deus? Hoje, Deus continua a falar com seus filhos através da Bíblia e, assim como Débora, levemos a Palavra de Deus àquelas pessoas que necessitam aceitar Jesus como Salvador de suas vidas. Mostremos o amor dEle por nós, morrendo em nosso lugar para nos dar a vida eterna no céu. Com a maravilhosa intuição de uma pessoa que habita na presença de Deus, falemos de Cristo voluntariamente do modo que agrade a Deus. Débora era a esposa que honrava o marido, era a juíza usada por Deus para dirigir o Seu povo e era a profetiza que servia de mediadora entre Deus e o Seu povo. E eu? Será que sirvo, voluntariamente, ao Senhor sendo uma boa esposa, sendo ajudadora do meu marido? Será que sirvo ao Senhor sendo uma boa zeladora da minha igreja? Será que sirvo ao Senhor sendo uma boa professora de Escola Dominical? Ou será que tenho que ser voluntariada quando existe algo que precisa ser feito para o Senhor? Irmã, que você e eu possamos ser mulheres cujos corações habitam todas as características do fruto do espírito: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Se tenho todas estas características, certamente, sou uma pessoa que ama ao Senhor, que quer ser obediente à Sua Palavra e que quer voluntariamente servi-Lo e agradá-Lo de todo o coração. "Todas a mulheres que amam a Deus desejam do fundo da alma " possuir as mesmas características de Débora. E você? Pense um pouco, faça um auto-exame e veja se você realmente quer ter um compromisso fervoroso e irrestrito com o Senhor. Veja se você quer servi-Lo voluntariamente de todo o seu coração. Se sua resposta for sim, então siga os seguintes passos que, com certeza, vão fortalecer a sua fé, o seu crescimento espiritual e a sua vontade de servi-Lo voluntariamente: a) Tenha uma vida baseada na Palavra de Deus. A Bíblia, em 2 Timóteo 3:16-17, nos diz que "Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." Quando estamos em sintonia com o Senhor, fazendo o que é certo diante dEle, certamente, a Sua Palavra vai nos usar e, certamente, o nosso coração vai nos impelir para, voluntariamente, servi-Lo e servi-Lo com alegria que vai contagiar aquelas pessoas ao nosso redor. Sirvamos de exemplo àquelas mulheres que não estão servindo ao Senhor; exortemos como Débora que embora fosse a primeira entre o seu povo, não se colocou acima de Baraque - aquele que foi incumbido pelo Senhor para lutar contra Sísera, capitão do exército inimigo, mas, covardemente, preferiu que Débora tomasse a frente. Ela prometeu que iria com ele para a batalha. Você é uma guerreira do Senhor ou uma desertora? b)Tenha uma vida baseada na oração. Você quer ser uma voluntária do Senhor? Você quer fazer grandes coisas para Deus? Então, ore, peça a Ele que coloque diante de você oportunidades grandes para que assim você possa servi-Lo. A Bíblia diz em Tiago 4:2 que "Nada tendes, porque nada pedis." c) Tenha uma vida baseada na obediência. Se você dedica a sua vida a ser praticante da Palavra, o Senhor irá abençoá-la em tudo que fizer. * Bênçãos virão em sua vida familiar: você honrará a Deus ajudando, respeitando e amando o seu marido e sendo submissa a ele. * Bênçãos virão sobre a sua vida quando você é uma testemunha útil para o Senhor; quando você proclama a Sua Palavra àquelas pessoas que não O conhecem e estão perdidos; quando você encoraja e exorta um irmão num momento de grande necessidade. * Bênçãos virão sobre a sua vida quando você serve, voluntariamente, ao Senhor com um espírito de submissão e humildade. * Bênçãos virão sobre a sua vida quando você não foge da luta, mas, ao contrário, você encoraja outras a serem guerreiras notáveis do Senhor. * Bênçãos virão sobre a sua vida quando você, voluntariamente e com amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança, serve ao Senhor do fundo de sua alma e de todo o seu coração. E que Deus nos abençoe enquanto somos, por mais algum tempo, forasteiros aqui na terra. Amém! DÉBORA Mara Bueno Consani (Seu nome significa “abelha do mel”) SEU CARÁTER : Sua visão de mundo não era moldada pela situação política da sua época, mas por seu relacionamento com Deus. Embora as mulheres do mundo antigo geralmente não se tornassem líderes políticos, Débora foi justamente a líder de que Israel precisava – uma profetisa que ouvia a Deus e que cria nEle, cuja coragem estimulava o povo, capacitando-o a libertar-se da opressão estrangeira. SEU SOFRIMENTO : Seu povo caíra em desespero por causa da idolatria, esquecendo-se das promessas de Deus e da fé que seus ancestrais possuíam. SUA ALEGRIA : O fato de Deus ter revertido a força do inimigo em sua liderança dando poder aos fracos e abençoando a terra com paz durante quarenta anos. TEXTOS-CHAVE: Juizes 4-5 SUA HISTÓRIA Jericó, porta de entrada para Canaã, jazia em ruínas havia duzentos anos. A partir dela, os israelitas varreram o país como uma tempestade de gafanhotos, devorando tudo em seu caminho. Os povos nativos, porém, haviam conseguido sobreviver e, como ervas daninhas bem arraigadas, sua idolatria começou a difundir-se até estrangular a fé israelita. Raabe e Josué eram, agora, apenas pálidas memórias, e os escravos transformados em heróis voltaram à situação de vítimas, oprimidos durante vinte anos por uma coalizão de governantes cananeus, cujo principal guerreiro era Sísera. Seus novecentos carros de ferro aterrorizavam o povo israelita mal armado, ameaçando varrê-los com força invencível. Não é de admirar que ninguém os desafiasse. Sísera deve ter se sentido arrogantemente seguro, em particular pelo fato de Israel ser, então, liderado por uma mulher. Mas seus cálculos militares deixaram de levar em conta uma variável importante: o poder estratégico da fé possuída por aquela mulher. Débora era uma profetisa que julgava o povo debaixo de uma palmeira, vários quilômetros a noroeste de Jericó. Embora grande parte de Israel estivesse dividida e abatida, ela não se deixou abater pelo desânimo. Como poderia esquecer a fidelidade de Deus morando tão perto da Jericó vencida? Mandou chamar Baraque, um judeu do norte e lhe disse claramente: - Porventura, o Senhor, Deus de Israel, não deu ordem dizendo: Vai, e leva gente ao monte Tabor, e toma contigo dez mil homens dos filhos de Naftali e dos filhos de Zebulom? E farei ir a ti para o ribeiro Quison, a Sísera, comandante do exército de Jabim, com os seus carros e as suas tropas, e o darei nas tuas mãos. Como todos os outros homens de Israel, Baraque estava com medo de Sísera e recusou-se a obedecer, exceto com uma condição: Débora devia acompanhá-lo. Ela seria o seu talismã no dia da batalha. Ela respondeu: - Certamente, irei contigo, mas não será tua a honra da investida que empreende; pois às mãos de uma mulher o Senhor entregará a Sísera (Jz 4.4-6,9). Ao ouvir falar da conspiração, Sísera levou suas tropas e carros para o ribeiro Quisom, um leito seco de rio, decidido a esmagar a rebelião. Sua própria força, no entanto, voltou-se contra ele quando a chuva inundou todo o vale. De repente, novecentos carros de ferro tornaram-se uma enorme desvantagem. Por mais furiosamente que os soldados chicoteassem os cavalos para que avançassem, a lama os prendia. Eles se tornaram alvos fáceis para as tropas de Baraque que desciam do Monte Tabor, passando todos os homens, exceto Sísera, ao fio da espada. Mais uma vez, Deus ouvira o clamor de seu povo e enviara um libertador – dessa vez uma mulher, cuja fé silenciou as vozes de dúvida e timidez, de modo que o povo pudesse ouvir a Voz que importava. Em seu dia de vitória, Débora e Baraque cantaram este cântico: “Desde que os chefes se opuseram a frente de Israel, e o povo se ofereceu voluntariamente, bendizei ao Senhor. Ouvi, reis, daí ouvidos, príncipes: eu, eu mesma cantarei ao Senhor; salmodiarei ao Senhor, Deus de Israel[...] Ficaram desertas as aldeias em Israel, repousaram, até que eu, Débora, me levantei, levantei-me por mãe em Israel” (Jz 5.2-3) De fato, uma mãe levantara-se em Israel, uma mulher cuja fé firme fez nascer a esperança, a liberdade e a paz, que durou quarenta anos. Nunca mais os cananeus uniriam forças contra Israel. Como uma Joana D`Arc da antigüidade, Débora levantou-se e chamou o povo a batalha, tirando-os da idolatria e restaurando sua dignidade como escolhidos de Deus. SUA VIDA E SUA ÉPOCA Mulheres na Liderança Embora mulheres como líderes fossem raras na sociedade israelita, não deixaram de existir. No período dos juizes, quando Israel achava-se enfraquecido espiritualmente, em desordem civil e oprimido por seus inimigos, Débora enfrentou o desafio. Seu papel de liderança desenvolveu-se, provavelmente, aos poucos, à medida que sua sabedoria par fazer julgamentos veio a tornar-se conhecida. Quando Deus falou a Débora, ela respondeu imediatamente, chamando Baraque para guiar o povo na batalha contra o opressor de vinte anos. A relutância de Baraque em partir sem Débora revelou claramente a falta de uma liderança masculina forte em Israel. Débora foi a única mulher a manter a posição de juíza em Israel, mas não era a única profetisa. Várias outras são mencionadas: Miriã (Êx 15.20), Hulda (II Rs 22.14), Noadia (Ne 6.14), Ana (Lc 2.36) e as quatro filhas solteiras do evangelista Filipe (At 21.9). As escrituras descrevem Débora como “Débora, profetisa, mulher de Lapidote”. É curioso que, quando Débora descreveu a si mesma, não usou termos como profetisa, mulher, juiza, general, líder ou qualquer outro denotando influência ou poder, mas descreveu-se como “mãe em Israel”(Jz 5.7). Sua posição era a de mãe não só para seus filhos biológicos, mas também para todos os filhos de Israel. Embora eles tivessem esquecido não só quem eram, mas também a quem serviam, sua mãe, Débora, lembrou-os e guiou-os numa vitoriosa caminhada para a paz. Você, talvez, não esteja numa posição influente de autoridade. Mesmo assim, pode ser mãe ao orientar seus filhos e crianças de sua vizinhança na direção certa. Você, talvez, tenha pouco poder em seu trabalho e no cargo que ocupa, mas pode ser mãe para os que a rodeiam e inspirá-los a seguir o caminho da justiça. Sua vida talvez permita pouco tempo ou poucas oportunidades de assumir posições significativas de liderança, mas pode continuar a ser mãe em sua esfera de atuação, seja grande ou pequena, exercendo influência muito maior que a posição humilde em que talvez se encontre. Você pode ser, como Débora, usada por Deus para, na sua esfera de atuação, ser líder para conduzir as pessoas ao caminho da vitória. SEU LEGADO NAS ESCRITURAS Leia Juizes 4.1-3 17. Descreva como imagina que teriam sido as condições de uma família de Israel na época desse texto. 18. Como você acha que reagiria a tais condições? Como reagiria a maioria dos israelitas? Será que você faria o mesmo que Débora? Leia Juizes 4.4-8 19. Do que Baraque tinha medo? Como a companhia de Débora diminuiria esse medo? 20. Qual característica de Débora você gostaria de Ter? O que faria se tivesse essa característica? O que você pode fazer para desenvolvê-la? Leia Juizes 4.9-10 21. Como você acha que os homens de Israel se sentiram quando a honra da vitória foi dada a Débora e a Jael? 22. Quando uma mulher tem sucesso hoje, quais as reações dos homens a sua volta? Leia Juizes 5.7 23. Como Débora chama a si mesma nesse versículo? O que isso lhe diz a respeito dela? 24. Que lição para sua vida pode extrair desse versículo?

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A importacia da beleza interior

Sempre se ouviu dizer que “um coração bonito é mais importante do que um corpo bonito” e concordo extremamente com isso. Hoje vamos falar sobre a importância da beleza interior e como é crucial ponderar no seu desenvolvimento pessoal a importância da mesma, em detrimento da beleza exterior que toda a sociedade parece valorizar, menosprezando tudo o resto. O que queremos é formar pessoas que percebam claramente que a sociedade está errada, que não devemos julgar por aparências e que devemos dar sempre uma oportunidade para conhecer as pessoas.
Aqui fica uma lista de razões que na minha opinião explicam porque razão a beleza interior é mais importante que a exterior: A beleza interior faz de si uma pessoa bonita – Um corpo bonito não lhe garante um coração bom! Pode ser uma pessoa com um corpo fantástico ou de invejar mas ao mesmo tempo ser uma pessoa insuportável, difícil de aturar e impossível de amar. O que define a sua beleza e o seu caráter é sem dúvida a sua beleza interior, a sua generosidade, o carinho e todas as caraterísticas que não estão espelhadas no seu corpo. A beleza interior tem longa duração – A beleza exterior só dura muito tempo com um bom investimento em produtos de limpeza ou até plásticas para conseguir ter o aspeto que dia após dia se vai degradando. Por outro lado no que toca a personalidade, essa beleza pode ser mantida para sempre, basta que a pessoa se mantenha fixa nos seus objetivos e verdadeira a si própria. Conquista pessoas – Enquanto que a beleza exterior pode atrair olhares e despertar a paixão ou o desejo, a beleza interior é mais que isso, é o que estabelece a diferença. Ninguém aguentaria uma vida inteira com uma pessoa sem qualquer personalidade ou com uma personalidade completamente degradante. Sendo assim a beleza interior pode captar mais pessoas para a sua vida, seja a nível pessoal, amoroso ou até profissional. Traz paz interior – Se tiver um exterior fantástico mas um interior constantemente em guerra, provavelmente nunca conseguirá viver em paz consigo própria(o). Ter a consciência limpa em grande parte dos casos está relacionado com a ideia de ter um bom interior!
Ajuda a ligações emocionais – Apenas a beleza exterior por si só nunca lhe trará uma ligação emocional com outra pessoa, muito pelo contrário, traria neste caso apenas uma ligação física, sem qualquer emoção envolvida. Embora acompanhada(o) estaria do mesmo modo sozinha(o). É necessário que o seu interior seja bom para que as outras pessoas tenham interesse em ligar-se a si emocionalmente. A beleza interior proporciona confiança – Quando sabemos e temos plena noção de quanto boas pessoas somos mais nos sentimos motivamos e confiantes para os vários obstáculos que a vida nos coloca. Por outro lado, sem paz interior e em constante conflito com nós próprios poderá ser complicado encontrar a confiança que necessitamos dia após dia. A beleza interior ajuda-a(o) a distinguir o bom do mau – Já toda a gente deve ter ouvido dizer que “as aparências enganam“, como tal é muito comum cair em erro em relação a uma pessoa, ao fazer-se uma má interpretação da mesma. Quando nos concentramos na beleza interior ao invés da exterior é mais fácil escolher as pessoas e perceber quais as suas intenções. Afinal de contas é muito bom ter uma cara bonita, mas o mais importante é ter uma boa alma e um bom coração, coisas impossíveis de ver num primeiro contato. Lembrem-se sempre que a beleza interior é mais importante que a exterior.