sábado, 11 de maio de 2013
Sogra x nora
As pessoas estão ficando cada vez mais intolerantes, não conversam para resolver as diferenças e não conseguem aceitar e conviver com elas. Desde muito tempo, é famosa a diferença que existe entre sogra e nora, embora se conheça muita nora que é mais que uma filha para a sogra e vice-versa, porém, conflitos e ressentimentos são frequentes e geram até separações e muitas brigas entre casais por não existir o respeito mútuo. Algumas mulheres, depois que têm um filho, passam a viver somente em função dele. Todo o amor que deveria atribuir ao seu companheiro transfere para o filho, interferindo nos relacionamentos que porventura ele venha desejar estabelecer com alguém, uma vez que, sendo protegido e paparicado demais, é o centro das atenções e, muitas vezes, não tem iniciativa para nada, pois recebe tudo nas mãos, pois mamãe tudo faz pelo filhinho.
Às vezes, em uma família com vários filhos, um sempre é o "preferido" da mamãe, segundo os próprios irmãos, e o que ocorre é que, às vezes, apesar da mãe amar incondicionalmente todos os filhos, ela tem maior afinidade e identificação com um deles, seja porque os temperamentos são muito parecidos, seja porque esse filho é mais submisso ou pacato e aceita as imposições da mãe - que não percebe que o filho está se tornando um adulto e quando o mesmo decide começar um relacionamento afetivo, a mãe entra em crise e os problemas aparecem. As mães têm a expectativa de escolher uma nora ideal, projetando o estereótipo da mulher perfeita com caráter inabalável, valores, qualidades e atributos semelhantes aos de sua família. No plano da idealização, vale tudo. Ela gostaria que sua nora fosse uma santa, pois mãe quase sempre considera seu filho perfeito. Para essas mães, nenhuma nora irá merecer integralmente o seu filho, que para ela é honesto, lindo, inteligente, trabalhador e o marido ideal. Muitas vezes, o relacionamento entre elas parece razoável, mas se esconde atrás de falsidades ou partem definitivamente para claras hostilidades. É importante observar que sogras e noras têm muita coisa em comum. Podem ter traços autoritários, dar palpite em tudo e demonstrar habilidade em conseguir tudo aquilo que desejam.
O ciúme é a maior causa para que haja o conflito entre nora e sogra. O sentimento que mais desgasta relacionamentos em todo o mundo é reflexo de uma postura insegura e da incapacidade de conquistar e contentar ao outro. Toda mãe, em grau ameno, sente ciúmes do seu filho e, se emocionalmente frustrada, a situação tende a se agravar. Filhos de mulheres possessivas e ciumentas estão facilmente propensos a buscar mulheres idênticas às suas mães, que gerarão filhos inseguros, completando um ciclo de deficiência emocional eterno. Todo sentimento em excesso é distúrbio e exige tratamento.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário